O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação

Santarém-PB passa a se chamar Joca Claudino-PB

santarem Mudança de Nome Aprovada e Divulgada no Diário Oficial DIARIO OFICIAL(1) Entenda a mudança do nome da cidade de Santarém Na sessão realizada no último dia 05 de novembro, os vereadores de Santarém aprovaram a mudança do nome da cidade para Joca Claudino. O projeto de lei foi da autoria do executivo, encaminhado a casa legislativa, a qual esteve tramitando até a data supracitada, tendo a aprovação unânime de todos os nove vereadores: Espedito Leite, Antonio Batalha, Laleide, Flávio Batista, Chico Afonso, Anacleto, Jorge Viturino, Oriel Felipe e Antonio Erinaldo. “A mudança no nome, é uma forma de homenagear o patriarca da família “Claudino”, Joca Claudino, que foi um dos grandes investidores da região”. Benefícios Entre os benefícios que a cidade ganhará, se destaca a área da educação, onde o  grupo Claudino já efetuou a compra de um prédio onde funcionará uma escola com vários cursos profissionalizantes enriquecendo a educação, cultura e valores de nossa terrinha, que outrora era apenas o “ outro lado”, depois “Pedoca”, atual “Santarém” e agora “Joca Claudino” o nome de um homem digno, próspero e de um grande prestígio. História de Joca Claudino Joca era natural de Santarém e pai do empresário João Claudino, Presidente do grupo Claudino. Ele é considerado um dos maiores benfeitores da cidade. Ficou ainda estabelecido que não haja mais a ne cessidade de um plebiscito, pois já foi registrado um abaixo assinado, o qual se consta a assinatura de mais da metade da população do município. Faltando apenas a prefeita Lucrecia Adriana, sancionar a lei para Santarém enfim, mudar sua denominação. Sobre o Grupo Claudino Os irmãos João e Valdecy Claudino descobriram cedo que tinham “tino” comercial. Ainda muito jovens ajudavam o pai Joca Claudino a atender os fregueses em um modesto comércio na cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Anos mais tarde, em 1958, eles inauguram em Bacabal, no Maranhão, a primeira loja com o nome de fantasia “Armazém Paraíba”, uma extensão da firma com sede em Cajazeiras. O nome é uma homenagem à terra querida de onde vinham os irmãos empreendedores. Com essa iniciativa, os irmãos Claudino cumpriam uma sina bem nordestina: fugiam da seca que assolava o sertão e castigava a economia local. O que era uma dificuldade, revelou-se o primeiro grande passo para a expansão dos negócios da família. Os irmãos Claudino aprendiam ali uma lição para toda a vida: crise é sinônimo de oportunidade. Hoje o Armazém Paraíba é uma das maiores redes de varejo do Brasil. Ele gerou negócios afins à sua atividade e deu nascimento às diversas empresas que formam o Grupo Claudino, totalizando mais de dez empresas.
Rua José Ezequiel Duarte, 52 - Cep 58928 - 000 Tel. (83) 3563 - 1057 | Logar no Portal | Webmail